banner ambiente

Ambiente

A Herdade da Aberta Nova situa-se entre o Sado e a Costa Vicentina, duas áreas ricas em flora endémica (Costa et al, 1998) estando em parte inserida na Rede Natura 2000. Contudo, apresenta um estado de degradação avançado devido às espécies infestantes presentes na Herdade, como o chorão, e devido a práticas silvícolas anteriores pouco adequadas, das quais resulta o eucaliptal intensivo existente.

Nós acreditamos que a conservação natural e ambiental exige uma intervenção humana, técnica e cientificamente informada, para assim poder inverter alguns processos de degradação que a evolução natural do ecossistema não consegue por si só assegurar.

Foi por estes motivos que na Aberta Nova elaboramos no ano 2013 um Plano de Gestão Florestal e um Plano de Gestão de Habitats, sendo este ultimo conduzido junto de professores da Universidade de Évora.

Pretendemos assim, com a atividade de conservação e valorização ambiental:

  • Transformar o povoamento misto de eucalipto e pinheiro bravo que se encontram em avançado estado de degradação, em pinheiro manso e sobreiro, e conduzir a regeneração natural do pinheiro bravo e dos matos dunares em povoamentos diversificados com elevado valor ecológico.
  • Implantar charcas de combate a incêndios, atraindo assim também aves migratórias e anfíbios, que conformarão um recurso para a educação ambiental e um valor paisagístico, e servirão no fim de suporte à biodiversidade.
  • Sensibilizar a comunidade para os valores naturais locais, para os seus fatores de degradação e as necessidades de manutenção e conservação.
  • Promover atividades turísticas de fruição com a natureza como passeios interpretativos e birdwatching,...entre outros

Hoje já demos inicio a algumas ações de Reflorestação e Regeneração numa área florestal da Herdade. Instalamos também linhas de Compostagem e Vermicompostagem e esta em curso a construção de uma FITOETAR, eco-tecnologia aplicada ao tratamento de aguas residuais mediante uma “linha de alta velocidade e plantas”, em parceria com a Universidade de Sevilha, Espanha.