banner bio agro

Bio Agro-Florestal

Os apiarios, campos de cultivo e de experimentação encontram-se na Herdade da Aberta Nova, onde promovemos as boas práticas culturais e ambientais, em perfeita sintonia com a Natureza.

Nossa horta e pomar, com 3,5 hectares, tem a forma hexagonal do noss logotipo, e no centro encontra-se um pequeno lago onde habitam gansos e patos mudos, estes últimos autóctones de esta região. Cultivamos as plantas, frutas e legumes nas melhores condições ambientais e todo o processo de produção e colheita é feito de uma forma cuidada e manual, resultando em produtos de qualidade repletos de cores, sabores, e aromas. Na Aberta Nova queremos divulgar a importância de uma alimentação saudável. É por isto que a nossa produção sazonal não só é vendida aos consumidores do concelho e aos visitantes de mercadinhos e feiras, em forma de cabaz, se não que também chega hoje em dia aos supermercados biológicos de Setúbal e Lisboa, acompanhando assim as refeições de inúmeros Portugueses.

Seguindo o nosso princípio de multifuncionalidade, reaproveitamos os excedentes da horta e pomar transformado-os em compotas, doces e pickels. O excedente não aproveitável, serve para dar de comer aos nossos animais e para inserir nas linhas de compostagem.

Nosso jardim de aromáticas, por seu lado, tem uma área atual de 1 hectare. É uma zona repleta de flores, cores e cheiros, e tem como finalidade a comercialização de chás, secos e embalados, que nos aquecem no inverno e nos protegem das indigestões e dores de garganta, a comercialização de flores comestíveis para utilização nas cozinhas mais requintadas ,e de molhos frescos ou secos de ervas condimentares que enchem os nossos cozinhados de sabor.

Mas o interesse comercial não é o único que nos impulsionou no cultivo deste jardim, servindo também o pólen das flores como alimento para as nossas abelhas e ainda como técnica para afastar pragas de insectos, pelos intensos cheiros de algumas variedades de estas aromáticas.

Na Herdade existem também 4 apiarios onde promovemos uma apicultura delicada. Acreditamos que é no respeito pela natureza e o bem estar das abelhas que obtemos produtos de qualidade superior. Extraímos assim todos os anos o seu delicioso néctar de cor dourada e textura espessa e cristalizada, dando como produto final o nosso Mel Multifloral.

Favorecemos a investigação na área agrícola e florestal porque acreditamos que utilizando novas praticas, alcançaremos resultados mais sustentáveis e inovadores.

Toda a nossa produção tem certificação biológica pela CERTIS.

Toda a nossa produção tem certificação biológica pela CERTIS.