banner Visao

A Nossa Visão

Na Aberta Nova já produzimos, desde o ano 2012, inúmeras variedades de legumes, frutas, ervas aromáticas e mel , sempre em Modo Biológico…

...mas a nossa visão vai muito mais alem!

A Herdade esta parcialmente inserida na Rede Natura 2000 (sitio Comporta-Galé), e temos desde o inicio uma forte preocupação com a conservação da natureza e a biodiversidade, considerando esta um dos pilares fundamentais da Filosofia da Aberta Nova e que deve ser abraçada por todos os projetos em curso.

Das actividades agrícolas e florestais pretendemos tirar o máximo proveito, e assim os resíduos de algumas actividades são considerados recursos de outras, como a central de biomassa utiliza os resíduos da actividade florestal e a ramagem ou a madeira afectada pelo nematodo do pinheiro são aproveitadas para a preparação de substratos que nutrem a nossa horta.

As atividades de produção são desenvolvidos com o apoio dos colaboradores próprios da Aberta Nova, mas também por investigadores e parceiros que desenvolvem em conjunto uma investigação aplicada na produção agrícola e florestal, na conservação da natureza e no desenvolvimento local. A Herdade pretende vir a ser assim um laboratório vivo onde a investigação cientifica é desenvolvida em rede com um conjunto de Universidades e Institutos, onde um conjunto de ideias e invenções culminam num campus experimental criando protótipos de modelos produtores sustentáveis que procuram constantemente por horizontes de extensão e que tem como finalidade incorporar conhecimento nas atividades do meio rural.

Para que este modelo funcione foi necessário pensarmos não só nos recursos materiais multifuncionais para as atividades produtivas, e nas técnicas inovadoras de produção e conservação ambiental, mas também na qualidade de vida dos colaboradores e investigadores que tornam este projeto possível.

E por outro, criar um ambiente propicio à incubação e desenvolvimento de novas iniciativas e à fixação de novos empreendedores independentes, oferecendo oportunidades e condições favoráveis nos diversos projetos que se nos apresentam. Ja se nos uniram alguns, mas queremos cativar mais projetos que se assimilem a nossa filosofia para assim caminhando juntos possamos alcançar a nossa visão.

Contudo, esta Visão só nos faz sentido se poder ser partilhada e ate replicada se assim for o caso! Consideramos a Partilha outro dos pilares fundamentais da Filosofia de Aberta Nova. Foram com este fim idealizadas para o futuro atividades turísticas, pedagógicas e de fruição com a Natureza, esperando poder oferecer estas valências o mais rapidamente possível.